Entrevista do ToHeart para a W Korea

18 abr

8GVltIuCoração e Alma

Os dois amigos que formam o ToHeart, Key do SHINee e Woohyun do INFINITE, estão no momento vivendo suas juventudes brilhantes com toda a força.

ODhlZfhFoi um assunto tão comentado quanto o Facebook ter comprado o Instagram e o Whatsapp. A união entre a SM Entertainment e a Woollim Entertainment em Agosto do ano passado gerou muito interesse pelas próximas ações dos músicos das empresas e a mudança topográfica na indústria musical. Foi anunciado que seu primeiro projeto, uma dupla formada por Key do SHINee e Woohyun do INFINITE, o ToHeart, estava sendo feito. Uma dupla com um membro de dois grupos masculinos das duas empresas. Woohyun e Key disseram não achar que conseguiriam essa oportunidade se não fosse por sua intimidade e amizade. Estes dois homens de 24 anos são de grupos que se consideram rivais, mas são melhores amigos e se dão muito bem. O respeito e animação de Woohyun esquentaram o estúdio enquanto Key era do tipo que se preparava quietamente e expressava tudo com intensidade. Apesar de terem personalidades e estilos diferentes, estes dois amigos disseram que o importante era estarem caminhando na mesma direnção. Em vez de se sentirem pressionados, eles estavam animados por poder trabalhar um com o outro.

Como dois membros dos grupos mais populares de hoje em dia, INFINITE e SHINee, vieram a se juntar?
Woohyun: Quando Key foi DJ por um dia numa rádio, eu era o participando especial e nos conhecemos lá. Primeiro, falávamos de fazer uma sessão de fotos para uma revista de moda juntos. Nosso CEO (Lee Jungyeop, da Woollim Entertainment) nos disse para esperar porque logo teríamos boas notícias. O tempo passou e ele nos perguntou se queríamos fazer um álbum juntos. Achei que ele estava brincando, mas foi anunciado a junção das empresas e começamos a trabalhar nisso. Foi algo natural e tranquilo.

Houveram momentos em que vocês dois ficaram mais próximos?
Key: Nós dois gostamos de roupas, então temos a moda como interesse em comum. Íamos comer e conversávamos sobre o que sabíamos um do outro, foi assim que nos aproximamos.
Woohyun: Fico confortável quando estamos juntos. Ele é o tipo de amigo que me dá conselhos úteis quando conto os meus problemas.

Como suas ideias de moda se chocaram?
Woohyun: Quando fazemos compras juntos, corremos para comprar o que queremos e escolhemos coisas que combinam com o outro.
Key: Fazemos muito isso por celular.
Woohyun: É tipo, “isto é legal”, “ficou bom”, “compre isso pra eu roubar de você”.

Suas personalidades parecem bem diferentes.
Key: Woohyun é mais redondo (amigável) do que eu.
Woohyun: Key é mais triangular que eu (risos). Ele é angular.
Key: Apesar de nossas personalidades serem diferentes, nosso temperamento é o mesmo, então podemos entender um ao outro.

Como decidiram o nome ToHeart?
Woohyun: No começo, íamos usar nomes tipo “Woohyun e Key” ou “Key e Woohyun”, mas ficava parecendo que ia ser um projeto que só aconteceria uma vez. Fizemos esse nome para representar que vamos continuar trabalhando como uma equipe no futuro, trazendo boas músicas.

Quanto de suas preferências musicais estão refletidas neste álbum?
Woohyun: Quando nosso CEO perguntou que tipo de música queríamos fazer, eu falei “algo funky, pra que Kibum e eu possamos nos divertir no palco”.
Key: Woohyun e eu somos muito confiantes em ser completamente escuros e pesados ou brilhantes e engraçados. Nossas opiniões são as mesmas nessa questão.
Woohyun: Tem músicas bastante pesadas e sexy no meio do álbum. Mas uma canção como Departure, que é um remake, tivemos de relaxar totalmente.

Seria um remake de Departure, do Some Day, a dupla Lee Byungwoo e Jo Dongik? Essa música é de antes de qualquer um de vocês terem nascido.
Woohyun: Nosso CEO foi o empresário do Some Day. Ele me recomendou essa música muito tempo atrás e gostei muito.

Qual é sua música favorita?
Woohyun: Gosto mais de Tell Me Why e Departure.
Key: Fora Delicious, minha favorita é You’re My Lady. Eu mesmo fiz o rap e até pensei que promover essa música combinaria mais conosco, mas não funcionaria para derreter a escuridão nos nossos adolescentes e jovens. Agora que parei pra pensar, Delicious combina melhor. Assistindo o clipe, parecem cenas de um filme de adolescente.

Incluindo o compositor Sweet Tune e o diretor Hwang Sua, várias pessoas já trabalharam com o INFINITE antes. Deve ter sido uma boa oportunidade para o Key experimentar trabalhar em um ambiente diferente. Foi estranho ou desconfortável?
Key: Foi interessante, mas sem grandes diferenças, na minha opinião. Achei que me ajudaria se eu tentasse coisas novas neste momento da minha carreira. Seja o ambiente de gravação ou um método de trabalho, foi divertido me adaptar às novas condições ou ao tipo de voz que queríamos. Teve um momento em que mudamos de estúdio de gravação e eu não conseguia me adaptar, então tive de gravar uma faixa várias vezes. Depois disso, melhorei.

Ob4ffGLINFINITE e SHINee são grupos com vários membros. Vocês devem ter realizado coisas através desta dupla que não podiam fazer com seus grupos.
Woohyun: Como são sete de nós promovento, meus versos nas nossas músicas e meu tempo de destaque nas apresentações são curtos. Quando nós dois promovemos, temos bastante espaço para nos mostrar, então acho que nossos pontos fortes são mais pronunciados. Sou o vocalista principal do INFINITE, mas quase não tenho partes. Mas, como somos só dois pra uma música, acho que cantar no palco é a parte mais divertida.
Key: Estive constantemente mostrando o tipo de pessoa que sou há muito tempo no SHINee. Meus fãs provavelmente sabem em que direção estou indo muito bem. Acho que pude mostrar isso mais distintivamente nessa dupla. Por exemplo, no passado, eu me esforçaria para que minhas roupas e meu cabelo combinassem com a média no grupo, mas dessa vez, estou tentando me projetar mais.

Quais são as respostas dos membros dos seus respectivos grupos?
Woohyun: Alguns estão inveja e outros me apoiam. Deixei eles ouvirem todas as nossas músicas e eles disseram que são melhores que as do INFINITE. Sunggyu hyung é o mais invejoso (risos), porque ele gosta de algumas das músicas.
Key: Quais são?
Woohyun: Tell Me Why e You’re My Lady. Ele falou “elas seriam músicas incríveis se você cantasse comigo” e estava meio sério, meio brincando, sobre isso (risos).
Key: Os membros do SHINee estão muito interessados nesta dupla e tem altas expectativas. Eles não pediram pra escurar as músicas, mas estão esperando para ouví-las quando forem lançadas.

Antes de virarem amigos, como se sentiam vendo o grupo um do outro?
Woohyun: Nossos membross gostavam muito das músicas do SHINee. Gostamos das músicas um do outro e sempre nos apoiamos.
Key: Woohyun e eu fomos os primeiros a se aproximar, mas muitos dos nossos colegas ficaram amigos depois de nós. Não somos rivais. Em vez disso, apoiamos e gostamos uns dos outros.
Woohyun: Quando SHINee e INFINITE dividem uma sala de espera em um programa de música, fica muito barulhento. É uma atmosfera tão viva quanto amigos nos seus 2 anos se encontrando pra sair.

Há algumas reações muito sensíveis e preocupações de seus respectivos fãs. O que vocês gostariam de dizer para eles?
Woohyun: Primeiro, nós estamos trabalhando juntos, fazendo o estilo de música que gostamos, então espero que vocês nos assistam com amor. Fazer música com seu amigo não é divertido? Não é algo que vamos poder fazer muitas vezes na nossa vida. Se eu gosto, acho que meus fãs deveriam gostar também.
Key: Quando este projeto foi anunciado, tinha pessoas que achavam que havia algum fundo político por trás. Somos amigos próximos e teve aquela boa notícia da junção, então pensamos que seria divertido se lançássemos um álbum, é só isso. Sabemos que as pessoas que estão preocupadas conosco são também as que nos amam. Este é um projeto que nos traz felicidade e seria bom se eles percebessem que não é nada mais do que isso. Pode não parar só nisso mas, na verdade, virar o modelo para projetos entre outros músicos.

O que vocês gostariam de dizer um ao outro no momento de dizer adeus?
Woohyun: Kibum é tão ocupado com seus musicais e shows (risos). Por um lado, meu coração dói, mas pelo outro, estou agradecido. Ainda não acredito que estivemos em um grupo juntos. Ir em programas juntos é tão extravagante, chega ao ponto em que rio quando falo sobre isso, mesmo agora. Quando a prévia foi lançada, nós estamos pulando de felicidade. Ficamos “nós gravamos um clipe, hein”; “isto é inacreditável”; e nos divertimos. Espero que possamos continuar a fazer boa música juntos.
Key: Em vez de dizer algo ao Woohyun, quero comentar como é incrível que eu não esteja preocupado com nada. Geralmente quando estamos prestes a retornar, fico preocupado e me sinto pressionado. Mas dessa vez, só estou esperando para me divertir. Provavelmente vão ter várias coisas que precisaremos resolver enquanto trabalhamos, mas quero fazê-las logo.

Como colegas que trabalham juntos na música, o que vocês reconhecem um no outro?
Woohyun: Este álbum combina mais com o Key, francamente. Acho que a habilidade dele de capturar qualquer conceito é incrível.
Key: As pessoas normalmente se apegam a um lugar e tentam pedir ajuda de outras pessoas, mas este cara aqui é ganancioso quanto a conseguir as coisas por si mesmo. No meu caso, mesmo se eu tiver claramente uma arma à minha disposição, eu peço ajuda das pessoas ao meu redor, meus empresários, porque preciso de segurança e reconhecimento. Woohyun rapidamente consegue essas coisass sozinho e usa isso para impressionar os outros. Ele é muito seguro de si mesmo.

De onde vem essa segurança?
Woohyun: Eu acredito em mim mesmo (risos). A verdade é que não confio nos outros tão facilmente porque já me machuquei muito. Em vez disso, confio em mim.

Então quanto você confia no Key?
Woohyun: De 100%, por volta de 95?
Key: Onde foram os outros 5%?
Woohyun: Vou tentar completá-los durante nossas promoções (risos).

Fonte: SFI
Tradução & Adaptação: Vivi @ SWBr
Não retirar sem os devidos créditos.

2 Respostas to “Entrevista do ToHeart para a W Korea”

  1. Neko PonPon abril 18, 2014 às 18:21 #

    Ahh o Woo é tão fofo! T^T

  2. Ana Zilda abril 19, 2014 às 18:52 #

    kawaiii ♥

Deixe um comentário