Entrevista do ToHeart para a Esquire

5 maio

abcConfiança entre Amigos
Quantas coisas se tornam realidade por causa da amizade? Os membros de dois grupos populares, Key do SHINee e Woohyun do INFINITE, juntaram forças e revelaram seu projeto em dupla ToHeart para o público. O ditado “um homem é sua lealdade” foi testado e comprovado com estes dois rapazes de 24 de anos.

Amigos fazerem algo juntos é mais difícil do que se parece.
Key: Não somos só pessoas próximas. Até nossos estilos favoritos são parecidos, então imaginei que seria divertido fazer uma sessão de fotos ou lançar um álbum juntos. Nossas empresas se uniram naquela época (SHINee está atualmente na SM Entertainment e o INFINITE está na Woollim Entertainment, que pertence à SM C&C) e, naturalmente, virou realidade.

Vocês devem ter ficado felizes pelas empresas se unirem.
Key: Pelo que percebi, o representante da empresa do INFINITE já estava esperando por isso faz um bom tempo.
Woohyun: Falei com o CEO sobre isso várias vezes e ele me dizia para esperar. Ele realmente falou com a SM.

Eles parecem respeitar bastante seus artistas. Vocês dois tem outros membros em seus grupos. Não ficaram com medo (da reação deles)?
Woohyun: Todos acharam que seria algo bom, já que é um projeto feito entre amigos.

Mesmo?
Key: Talvez não acontecesse se fossemos grupos femininos.
Woohyun: Verdade, provável que não.
Key: Grupos masculinos se divertem bastante juntos, mesmo nos prédios de gravação. INFINITE e SHINee são especialmente próximos.
Woohyun: SHINee brinca e fica conosco na sala de espera. No caso do Jonghyun do SHINee, ele passa a maior parte do tempo na nossa sala, nos programas de música. Já compartilhamos uma sala por causa de uma apresentação de final de ano juntos. Era tão barulhento, achei que ia morrer.
Key: Meus membros estão casualmente nos apoiando.

Fiquei curioso pelo nome da dupla. ToHeart.
Woohyun: Significa dois corações. Pensamos bastante nisso.
Key: Eu disse que deveríamos só usar nossos nomes, seja WoohyunKey ou KeyWoohyun.

Então vocês gostam dele?
Key: Parece nome de drama.
Wooyhun: Haha, verdade. Era muito estranho no começo. Foi o mesmo comigo e o INFINITE. Depois de me apresentar com o nome, comecei a me acostumar. Estou esperando para o dia em que isso aconteça (com o ToHeart).
Key: Mas as reações ao nosso nome são muito boas.

Que tipo de música vocês fazem?
Woohyun: Nossa faixa-título Delicious é uma música funky e bem rítmica.
Key: Em outras palavras, é do tipo que nunca fizemos em nossos respectivos grupos. É só o que estávamos experimentando por fora. Mas todas as músicas são bem feitas. Nos esforçamos para maximizar a completude da musicalidade. Até saímos pra comprar nossas próprias roupas de apresentação e prestamos bastante atenção a nossa aparência. Com certeza, vai surpreender as pessoas.

Pode-se dizer que as fotos do álbum tem um estilo retrô? Estão boas, aliás.
Key: Acreditamos que vão haver respostas sinceras ao nosso esforço.

Qual é a reação dos seus fãs?
Woohyun: Não pude ouvir muito, mas acho que estão achando estranho. São fãs de INFINITE ou do SHINee, mas agora tem de apoiar ambos os grupos, muitas reações estão vindo à tona. Se não formos um projeto de uma vez só e continuarmos a fazer músicas juntos como ToHeart, acho que vão aparecer novos fãs só da dupla.
Key: Existem fãs que, na verdade, gostam de nós dois.

É mesmo?
Key: Quando fiz shows em outros países, vi muitas placas de “Key, Woohyun” escritas.
Woohyun: É mesmo, tinham algumas.

Existe um ditado que diz que não devemos trabalhar com os amigos.
Key: Também fiquei preocupado. Trabalhar é diferente de ser amigo, mas, como somos muito próximos, não brigamos. Acho que estamos tão concentrados que não temos diferenças de opinião.

Devem haver prós e contras em trabalhar juntos que vocês não sabiam antes.
Woohyun: Não acho que tenham contras… Mas a música e o conceito do álbum combinam mais com Kibum (do que comigo).
Key: Hahaha.
Woohyun: O tom e estilo de Delicious combina bem com ele.

02Quais são suas expectativas para as promoções do ToHeart?
Woohyun: As minhas são provavelmente as mesmas do Kibum. Quero mostrar um lado diferente de quando estou com o INFINITE. Quero mostrar estilos e gêneros que não pude antes, e mostrar um charme diferente.
Key: Através desta dupla, espero que outros projetos muito divertidos possam ser criados no futuro. Espero que as pessoas ouçam esta música bem produzida e olhem para mim como se estivessem gostando.

Vocês tem muitos membros tanto no SHINee quanto no INFINITE. Como se sentem, sendo só vocês dois?
Woohyun: Tem prós e contras. Por ter muitos membros no INFINITE, as reações são maiores, ggora é mais quieto. Foi bom o tmepo de gravação do clipe ser curto, mas eram nós dois quem faziam tudo. Ficamos gravando o clipe por dois dias direto, foi difícil. Não havia um momento pra descansar.
Key: Não é que nós não possamos falar, mas não falamos muito em entrevistas. Talvez porque temos menos chance de falar algo curto (e deixar os outros membros continuarem).

SHINee está há mais tempo, mas os dois grupos são um sucesso. Não é bom dois amigos poderem promover assim?
Key: É por isso que não temos reclamações.
Woohyun: Posso dizer que é uma linda atmosfera? Como somos amigos, tudo funciona bem.
Key: Chega ao ponto em que nem nós acreditamos.

0324 anos não é tão jovem. Como celebridades, vocês devem ter pensamentos profundos sobre suas áreas de trabalho.
Key: Para nós, este é provavelmente o ano em que temos de conseguir grandes coisas. Tenho muito guardado. Meu objetivo é produzir resultados melhores do que tudo que já fiz. Espero fazer muitas coisas boas não só com o SHINee, mas sozinho também.

SHINee ganhou na loteria ano passado. Até conseguiram um Daesang [maior prêmio de uma premiação, neste caso, Melhor Artista do Ano no MelOn Music Awards].
Key: Verdade. No meu caso, fiz musicais, além de cantar. Estou aprendendo sobre música ultimamente. Em vez de pensar em compor canções, quero saber mais sobre as coisas a minha volta.

E quanto a você, Woohyun?
Woohyun: Lançar um álbum com Kibum é um projeto novo por si só. Espero bons resultados. Acho que vou ser ativo em campos diferentes, não só nesse. Ainda estou compondo e acredito que terão oportunidades para me comunicar mais de perto com os fãs através de dramas e programas de variedade.

Você tem bem menos apresentações solos do que eu esperava que tivesse quando estreou.
Woohyun: O CEO não quer me desgastar, haha. Acho que ele está me guardando.

Como homens, o que significa ter 24 anos, em termos de situações não relacionadas a trabalho?
Key: Estou tentando me afastar dos meus pais ultimamente. Não é uma coisa ruim. É só que quero criar uma base para me tornar independente.
Woohyun: Sou parecido. Estivemos trabalhando na empresa desde jovens. Se tentarmos sair de férias sozinhos, teríamos problemas porque nossas habilidades sociais são ruins. Por isso, estou tentando avançar pouco a pouco sozinho.

Quanto vocês acham que esta amizade vai durar? O que é um amigo?
Woohyun: Acho que ficar feliz por estarem juntos é o significado de amizade. Quando podemos contar qualquer coisa…

Vocês são amigos sem segredos um do outro?
Woohyun: Sim.
Key: Não acho que decidir coisas como “vamos ser amigos por muito tempo” e “não vamos brigar” seja amizade. Ir para onde o seu coração te leva e estar confortável são coisas boas, e não ter de durar para sempre é ainda melhor.

O que vocês realmente querem que aconteça com o ToHeart?
Woohyun: Ainda não disse isso antes, mas quero fazer um show em um teatro pequeno ou um lugar onde possamos ter conversas sinceras. Tenho um pequeno desejo de podermos lançar pelo menos 20 álbuns.
Key: Deixar o mundo saber que este projeto é meu objetivo. Quero mostrar nossos resultados com confiança.

As pessoas ao seu redor devem ter inveja.
Woohyun: Acho muito diveritdo. Fazer esse tipo de trabalho com um amigo… Estou contente assim…

Fonte: SFI
Tradução: Vivi @ SWBr
Não retirar sem os devidos créditos.

2 Respostas to “Entrevista do ToHeart para a Esquire”

  1. Chellot maio 5, 2014 às 17:00 #

    Pra mim que tenho o SHINee no <3, o ToHeart fez com que eu procurasse ver o que o Infinite tem de bom. Amo o ToHeart.

  2. naomi maio 5, 2014 às 17:40 #

    LINDOOOOOSS!!!! Acho q o TOHEART vai se apresentar no Music Bank no Brasil, já que o Infinite e o SHINee vão vir aqui!!!
    Queria muitoo ir no Music bank, só q vai ser no RJ!

Deixe uma resposta

