A vida de uma shawol (estrangeira) na Coreia – Parte I

4 nov

show championShow Champion minutos antes de começar a transmissãoComo já foi “noticiado” no nosso facebook e no nosso ask.fm, a Vivi está em intercâmbio na Coreia do Sul! Oi, sou eu!

Então vamos dar um presentinho pra vocês: não só um, mas três (ou mais) posts sobre como é ser shawol na Coreia!
O assunto de hoje é: programas de TV! Como entra? Como é? Quantos existem?

Essa última pergunta é fácil: são seis programas musicais, sendo quatro os mais importantes e onde o SHINee – um grupo igualmente importante – se apresenta! Vamos falar em detalhes de cada um deles… Menos do Music Bank. Até o momento em que escrevo este post, ainda não fui nele.

Essa foi a primeira vez que eu vi o SHINee se apresentando. Aos 00:00 desse vídeo, a menina loira no meio do público é uma grande amiga minha. Eu não apareço porque, apesar de dizer ser ao vivo, essa apresentação na verdade foi pré-gravada!

O que acontece é o seguinte: pela manhã, acontece uma pré-gravação, em que o grupo filma sua apresentação várias vezes. No programa ao vivo, de noite, o grupo ainda vai lá se apresentar, mas dependendo de certas situações, o que pode aparecer na TV é a gravação ou a versão realmente ao vivo.

No caso do SHINee, eles fazem pré-gravações por três motivos: 1) é uma oportunidade a mais para os fãs poderem vê-los. Nem todo mundo pode ir para os programas ao vivo, como vou explicar mais pra frente; 2) cantar duas músicas seguidas é muito exaustivo em época de promoções, então eles mostram a pré-gravação de um e cantam ao vivo o outro; 3) eles podem usar um cenário mais elaborado. Durante o programa ao vivo, os grupos entram e saem super rápido, não dá tempo de trocar o cenário.

No Show Champion desse vídeo, o U-Kiss se deu ao luxo de passar um pouco mais de tempo no palco para dar atenção às fãs e o SHINee entrou atrasado, com a música já começando. Mas não tinha problema nenhum, porque eles já sabiam que o que ia passar era o que gravaram de manhã! Eu não tinha assistido a pré-gravação, então foi uma grande surpresa vê-los entrando tão rápido.

É bastante divertido assistir apresentações que não vão passar na TV porque os membros podem se soltar mais. Eu não posso mostrar pra vocês, mas na apresentação de 1° de Maio de Why So Serious, o Taemin estava super animado, fazendo passos aleatórios e brincando com os outros membros. Ele podia fazer isso porque o que estava passando na TV era isto:

Mas em compensação, antes de Why So Serious? eles cantaram SHINe (Medusa I) ao vivo. Eu tomei um susto, porque eles não cantaram essa música na pré-gravação e eu não sabia que ia ter!

A pré-gravação é um momento importante também porque é quando o SHINee está mais próximo dos fãs em geral. Durante as pausas, eles podem perguntar e responder coisas, além de nos darem o prazer de assistí-los sendo adoráveis.

Everybody é uma coreografia bem complexa, então eles tem de gravar várias vezes para as câmeras pegarem os melhores ângulos ou corrigir passos que eles erraram. Dá pena por eles terem de gastar tanta energia, mas isso cria mais oportunidades de contato! Por exemplo, na pré-gravação do Inkigayo de 20 de Novembro, eu criei coragem para gritar um “Jinki fighting!” e ele respondeu levantando o braço. Mas não é de bom tom ficar gritando o tempo todo, pode desconcentrar a equipe do programa.

Normalmente o SHINee é conhecido por ser um dos mais rápidos para pré-gravar, porque eles quase nunca erram! No Music Core, os fãs podem assistir todos os grupos pré-gravando. Eu fui no dia 18 de Maio, comeback do 2PM, e vi eles gravarem três vezes! Aí vem o SHINee e grava a música completa uma única vez, regrava um verso rápido e pronto, vão embora. Não é fácil ser fã.

Todos os programas funcionam mais ou menos da mesma maneira: você vai lá e espera bastante. Umas quatro horas antes da pré-gravação começar, membras do fã-clube responsáveis por organizar os fãs dão um número para cada um por ordem de chegada. Uma a duas horas depois, alguém da equipe da SM ajuda a organizar os fãs dividindo em grupos.

Para o SHINee, são sete grupos, sendo quatro exclusivos dos membros do fã-clube oficial, que não é aberto para estrangeiros. Isso significa que, não importa em que ordem chegaram, se tiver 200 fãs oficiais e o programa só permitir 200 pessoas entrarem, você vai ficar de fora mesmo se for o primeiro do seu grupo.

O melhor grupo em que um estrangeiro pode ficar é o S-5, fãs do SHINee que estão trazendo o CD mais novo lançado por eles. E é nesse em que eu geralmente fico.

 

mcd

Filas de espera do M!Countdown. As duas filas são de fãs do SHINee, mas a da direita é só de membros do fã-clube oficial.

Para assistir o programa ao vivo, cada programa tem suas próprias regras. Os mais fáceis para estrangeiros são o Show Champion e o M!Countdown, que são estilo “quem chegar primeiro, entra”. Se você tiver ido para a pré-gravação, tem ainda mais chance, porque eles fazem a fila baseado na numeração dada pela manhã. As pessoas que chegam só de noite são numerados a partir da última pessoa que esteve na pré-gravação. As chances de entrar são bem menores, mas eu consegui quando tentei.

Até o momento em que escrevo este post, eu vi o SHINee se apresentar cinco vezes em programas musicais, cada um foi como se um sonho estivesse acontecendo na minha frente.

Não é algo exatamente fácil. Todas as vezes eu tive de pegar o primeiro metrô a sair da minha estação, às 5:30 da manhã. No caso do Music Core, eu tive de pegar dois ônibus, acordando às 4 horas, porque ele é em outra cidade. Depois disso, você ainda tem de esperar de três a quatro horas do lado de fora do prédio do programa. O Inkigayo tem o pior espaço, uma simples calçada para 300 fãs de cada grupo se organizarem enquanto esperam sua vez de entrar.

O prédio do Show Champion é pequeno, então no programa ao vivo eles colocam os fãs dos grupos famosos (como o SHINee) no segundo andar, sentados. É confortável, mas um pouco frustrante porque, nas duas vezes que fui, os meninos não olharam na direção de quem realmente veio por eles.

O melhor até agora foi o M!Countdown, porque as membras do fã-clube distribuíram mini-pôsters de graça e venderam o fanlight oficial pra quem quisesse. Dizem que é muito estressante ser uma das responsáveis por organizar as fãs, já que elas sequer ganham dinheiro por isso. Elas não tem nenhuma vantagem do tipo poder ver o SHINee nos bastidores também e, para poder controlar melhor as fãs, elas ficam no fundo da sala durante a pré-gravação, mais longe deles.

 

inkigayo

Palco do Inkigayo sendo montado.

No resumo, visitar os programas de TV é bastante cansativo, mas a recompensa é gigante! Nem todos os fãs vão em todos os programas, é uma rotina muito puxada, imaginem como deve ser pro SHINee! Mas esse é o momento em que podemos dar forças para eles, fazendo o fanchant, gritando “tudo bem” quando fazem algum erro e se divertindo com cada pequena coisinha que eles fazem.

É estritamente proibido tirar fotos durante a pré-gravação e durante o programa – o Show Champion atualmente está banindo shawols estrangeiros por isso – então é difícil poder dividir esses momentos com quem está longe. As fotos que botei aqui foram todas tiradas às escondidas. Espero que esse post tenha pelo menos ajudado a vocês se sentirem mais próximos! Ou pelo menos sabendo melhor como funcionam as coisas.

Fotos: arquivo pessoal
Texto: Vivi @ SWBr
Não retire sem os devidos créditos.

10 Respostas to “A vida de uma shawol (estrangeira) na Coreia – Parte I”

  1. Raymara Iris Pinheiro novembro 4, 2013 às 23:26 #

    Waaaaah, quando li isso “cada um foi como se um sonho estivesse acontecendo na minha frente.”
    Fiquei emocionada! Nossa Vivi, curta bastante por todas nós, ou pelo menos por mim, perto desses meninos lindos!!
    Eu adoraria ir a um show deles, deve ser TÃO perfeito e realizador!!

    Mas realmente, parece ser beeem cansativo ser shawol e acompanhar os meninos aí, mas acho que é assim com todo fan que gosta de seguir seu ídolo.

    Adorei a matéria, aguardarei as próximas, muito obrigada por dividir isso com a gente!!❤

  2. doritoholic novembro 5, 2013 às 1:18 #

    Agora há pouco estava olhando na rede Band de TV um programa sobre Seul sob a ótica de brasileiros que moram lá. Achei muito legal e me pareceu que viver na Coréia é bem ascesivel do ponto de vida financeiro mas por outro lado para nós brasileiros as regras rigidas de comportamento devem ser bem dificeis. Nunca pensei que fosse essa maratona toda para poder ver um ídolo K-pop. É tudo muito diferente o modo como os programas de tv são feitos aí. Poxa vida, se eu fosse em algum deles e tivesse a sorte de entrar muito provavelmente eu seria expulsa rapidamente porque não sei como eu ia fazer pra ficar sentada e comportada vendo Shinee se apresentar. Imagina ver o Onew pertinho e ficar contida? Queria muito que você pudesse um dia chegar perto deles, digo perto mesmo, falar com eles. Dar um beijinho que nem se faz aqui no Brasil nem pensar??

    • NanyMcPheeV novembro 5, 2013 às 16:53 #

      A gente ganha dos fãs coreanos em quesito escândalo né kkk lol

    • Vivi novembro 5, 2013 às 21:26 #

      Haha, e você só pode gritar duas coisas durante a apresentação: AAAAAAAH ou o fanchant! Se tiver qualquer “gostoso!” no meio, eles fazem o SHINee regravar tudo e brigam com todos os fãs😦

      Nos próximos posts eu vou falar dos fansigns, que é quando se pode chegar mais pertinho~ Mas tem toda uma etiqueta😦

      • Gih novembro 7, 2013 às 22:34 #

        Quero outro post LOGO! ! Adorei s2

  3. Gabriela Andrade novembro 5, 2013 às 17:56 #

    Meu só pra ir no show deles , eu correria toda coréia pelada
    Não sei como essas fãns coreanas são tão quetas , se foss eu , estaria dando um treco no meio da apresentação kkk
    Coitado quando eles vierem pro Brasil kk . Aproveita o máximo , vs tá em um sonho perfeito *—*

  4. Deborah デボラ novembro 5, 2013 às 18:12 #

    ai que soonho ^,^ aproveite ai por mim:/

  5. Fernanda Martins Da Silva dezembro 19, 2013 às 21:36 #

    Uma solução pra questão das fotos e vídeos seria o Google Glass. Ninguém iria perceber. q

  6. Elisa janeiro 21, 2014 às 9:53 #

    Nossa que frescura isso de não poder tirar fotos, mas adorei esse post realmente muito interessante mas que sortudo vc em espero um dia estar em seu lugar

  7. Sabrina fevereiro 5, 2014 às 8:42 #

    Nossa…tem tda uma regra e tals pra poder assistir os meninos O_O
    Adorei o post!!
    xD

Deixe uma resposta

