Everybody

12 out

814122074Todo mundo, acorde!!

Animados com o comeback do SHINee? Assim como os nossos cinco meninos favoritos estão de volta, a coluna de Análises também está! E a sua analista favorita (espero) ;D

Dessa vez, vamos dar uma olhada na música-título que está arrasando corações, Everybody! O que há por trás do clipe que mais parece um vídeo de dança? E essa letra fácil de acompanhar?

Vamos experimentar um novo formato, por favor deem sua opinião sobre o que acharam do post nos comentários! Vamos dividir a música em partes e analisar ao mesmo tempo a letra, coreografia e cena mostrada no clipe de cada parte. Recomendo deixar aberto a nossa tradução da letra (aqui) e um vídeo com a coreografia completa (aqui), para que possa acompanhar todos os três fatores.

1. Do início até o primeiro refrão

Uau, isso que é um começo estranho, hein? Vamos anotar tudo o que podemos ver: 1) uma criança mascarada num carrossel; 2) os meninos do SHINee deitados no chão; 3) um exército de adultos com o rosto parecido com a máscara da criança; 4) uma ave voando de cabeça para baixo acima da criança, que segura uma espécie de instrumento musical; 5) um escorpião; 6) a criança ligando uma tomada.

Como essas coisas todas se conectam? Infelizmente, é algo que só podemos entender depois de assistir todo o clipe.

Ao som de “todo mundo, acorde, o sol já está nascendo“, os membros se levantam do chão, um de cada vez, colocando as mãos em pose de saudação militar enquanto esperam os outros. Vamos notar várias referências militares nessa coreografia.

O refrão é uma mistura de tudo o que a coreografia representa: há passos “militares”, como quando eles cruzam os braços e “marcham” sem sair do lugar; há passos energéticos, como os pulos, seguindo o ritmo dançante da música; e há os movimentos em “slow motion”, que combinam com os versos distorcidos típicos do complextro.

Como uma boa introdução, também podemos ver rapidamente no clipe o rosto de cada um dos membros em seu visual de soldado.

2. Da primeira estrofe até o segundo refrão

Taemin já começa escondendo o rosto por trás da mão, que representa sua máscara de adulto, mas também é interessante notar os membros atrás, fazendo poses que lembram soldados tentando andar sem serem notados pelo inimigo. Logo quando Jonghyun começa a cantar, eles fazem mais uma marcha.

Após os versos de Minho, Key chega tocando uma flauta imaginária, dizendo ser o flautista e que nós somos as crianças dormindo. É uma clara referência ao Flautista de Hamelin, história em que um homem controla ratos e crianças tocando sua flauta. É dito que, no original, o personagem mata as crianças, então me é interessante como o Key “atira” nos outros membros, fazendo cada um cair no chão. Onew também mantém o tema, comandando para que o sigamos.

Durante o refrão, o clipe nos mostra cada membro em uma situação diferente: 1) Taemin usando um casaco de pele com uma estátua de vidro de um urso; 2) Minho entre peças de xadrez; 3) Onew jogado na frente de uma poltrona; 4) Jonghyun entre estátuas de bustos; 5) Key numa sala com um gramofone. Fora a situação 3 e 4, infelizmente, acredito que as outras estavam lá meramente para efeitos visuais.

Mas é bom apontar que o xadrez é considerado uma representação em forma de jogo de uma guerra de verdade, do ponto de vista estratégico.

3. Da terceira estrofe até o terceiro refrão

Agora vem uma das minhas partes favoritas da coreografia. Estamos na metade da música. Minho vai em cada membro e “dá corda” neles, para garantir uma energia extra. É uma referência aos objetos nas costas dos meninos no Image Teaser, do qual vamos falar melhor na parte 5 desta análise.

Enquanto Onew canta que não precisamos ser tão disciplinados e podemos nos deixar assobiar e cantarolar, os membros bebem e Minho até se deixa soltar uma expressão engraçada. Soldados não devem beber, então é uma boa alusão.

Os versos do Minho agora são uma parte importante. As crianças estão andando, hipnotizadas pelo flautista, e os membros representam isso andando no ar. No clipe, brevemente aparece o rapper andando em direção à peça do cavalo, atraído.

Dessa vez, ao final do refrão, eles andam para o lado, parecendo robôs, lembrando que estão se movendo graças a terem sido energizados pela criança no começo do clipe.

4. Da ponte até o fim

Voltando à marcha, Jonghyun nos lembra que a música está para terminar, assim como a noite, e que devemos voltar a agir como adultos. Em reação a isso, os membros formam uma espécie de foguete, tentando entregar uma energia final àquela noite memóravel em que todos viraram crianças de novo.

No clipe, isso é seguido por Jonghyun quebrando as estátuas. Como um dos membros mais preocupado em manter um bom físico, acho interessante que tenham usado ele para essa cena. É o Jjong se livrando dessa pressão pelo corpo perfeito, se deixando ser ele mesmo.

Após acenar um adeus, os meninos caem no chão, sem energia nenhuma de novo. O símbolo do álbum aparece no clipe e, particularmente, me lembra muito o ícone da bateria de celular. Estão todos descarregados agora.

5. Considerações finais

Everybody é uma música de mensagem e clipe simples. O ponto forte está na coreografia, cheia de movimentos simples, facilmente copiáveis, mas também com aqueles passos de alto nível pelo quais o SHINee é conhecido.

Através do Image Teaser, podemos perceber que eles são bonecos de soldados, com alavancas nas costas. Infelizmente, esses acessórios não foram levados para o clipe. A parte em que Minho dá corda em cada um ficaria muito mais interessante. Mas a ideia de serem bonecos não foi de toda esquecida. As cenas de Onew na poltrona começam com ele caído no chão, mas gradualmente ele vai ganhando mais e mais vida.

Basicamente, os meninos são nossos flautistas de Hamelin que estão tentando nos dar nossa infância de volta. O cenário de guerra é perfeito para esse tema, porque é comum no meio de tanta morte e medo alguém se sentir privado da inocência do começo da vida, e ninguém melhor do que nossos brinquedos para nos lembrar como costumávamos ser.

Ah, e aquelas imagens que apareceram na introdução? A criança somos nós, mascaradas para parecer adulto, escondendo nossas vontades “infantis” de nos divertimos. A ave de cabeça para baixo talvez seja uma representação de como a criança está indo ao contrário do que deveria ser. O escorpião, acredito que seja para mostrar o ambiente nocivo da guerra.

Mas e aí? Concordam comigo? Discordam? Conseguiram descobrir o que significa o Key na sala do gramofone? Ou aquele urso de vidro? Ou será que você está curioso pra saber mais sobre outra música do SHINee?
Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários! Não se esqueça de me dizer o que achou desse novo formato! Até daqui duas semanas, com mais uma análise dessas músicas brilhantes!

19 Respostas to “Everybody”

  1. Ciça outubro 12, 2013 às 14:10 #

    Mas que review sensacional uaheuaheua❤
    Fazia muito tempo que não ficava viciada num MV do SHINee, e depois de um tempo analisando concluí que o mais adoro deles são as coreografias e seus significados. Muito obrigada mesmo por ter feito essas ligações que para pessoas leigas como eu não percebem tão facilmente.

    Têm algumas coisas que fora isso me fez chamar muita atenção ao clipe.
    A primeira foi o cenário do Taemin (tudo bem, ele mostra seus abs inexistente -qqq)… A pedra escura do fundo parece muito com a que aparece no início do clipe The Boys das Girls' Generation (não sei se é mesma pedra virada horizontamente) – que também tem uma pegada militar na coreografia.
    Sobre o gramofone do Key,penso que é como se ele estivesse tentando avisar algo para as pessoas [ou simplesmente compartilhar a própria música].

    Também não consegui reparar numa conexão de Misconsceptions of Us e esse. (apenas no sentido de que ele amadureceu na utopia que 'criaram' de sua amada)
    Carteando um pouco, a única relação que pode ser feita é justamente o amadurecimento do conceito e letras de músicas que foram promovidas: Dream Girl é idealização, WSS é tomada a atitude, mas ainda existe uma atmosfera utópica. Everybody tem esse pensamento mais realista, nem associa especificamente a sua 'amada' de 2013.
    Porém esse lado 'adulto' que estão mostrando agora associei com o CD Boys meet U lançado em junho – músicas eletrônicas e algumas baladas.

    Bem, esses são meus pensamentos sobre Everybody xD E já to viciada nela, mesmo sendo uma música de aprox. 4:30 (geralmente músicas longas tendem a ser cansativas, mas não é o caso xD). Desculpem-me se tiver algum erro de gramática xD.

    (ahhhh Onew loiro… achei que ia odiar pra sempre, mas uaheuaheua esse )

    • Vivi outubro 12, 2013 às 19:35 #

      Hmmm… As pedras parecem ser feitas da mesma coisa, que eu me lembre a das SNSD é realmente uma pedra, meio oval, enquanto a de Everybody tem claramente a forma de um urso.

      Como esse álbum já não é mais da linha Misconceptions, não acho que há realmente alguma ligação. Ainda não parei pra ouvir bem o Boys Meet U, mas se for comparar o single, são bem diferentes no feeling, não? BMU é feliz, com cores claras e melodia simples, Everybody é mais dark e tem sintetizadores distorcidos.

  2. Alexandra outubro 12, 2013 às 15:49 #

    Muito bom! Eu adoro essas reviews porque nos fazem prestar atenção em cada minimo detalhe! Os MVs que tem um certo significado oculto ou mistérios são mesmo os melhores, porque nos fazem pensar. Ótimo trabalho SHINee!

  3. Team A & B (OT11) outubro 12, 2013 às 16:14 #

    Quem esta encarregado sobre os reviews?

    • lockeyt outubro 12, 2013 às 16:47 #

      Nossa querida staff, Vivi ♥

  4. brazilian--rushers outubro 12, 2013 às 19:38 #

    Review completamente sensacional. Parabéns pelo trabalho, análise muito interessante e detalhada *-* Amei!

  5. Ximena Gonzalez outubro 12, 2013 às 20:23 #

    gostei muito parabes

  6. doritoholic outubro 13, 2013 às 10:06 #

    Excelente review, me mostrou outras facetas sobre a música e sobre a linguagem visual usada por Shinee em seus vídeos. Não sou muito boa em fazer estas leituras subjetivas porque vejo tudo sempre através de meus próprios olhos e sentimentos. Quando vi o MV só o que me veio a mente é sobre o poder que a música tem sobre todos, ela toma conta de nós, nos conquista, nos leva a obedecer o ritmo dela (como robozinhos) e ainda que todas nossas baterias estejam arriadas a música como que nos ressuscita enquanto ela toca nossos sentidos.

    • Vivi outubro 15, 2013 às 10:28 #

      Esse é uma ótima visão ♥ Combina bastante com a parte em que eles fazem aquele passe do robô mesmo, parece tão natural, como se fizesse parte da música, né?

  7. Yuzume outubro 13, 2013 às 14:59 #

    que perfeitooooo *-* pode fazer um sobre
    1000年、ずっとそばにいて・・・,tem uma cena no final que parece muito com uma cena de One Piece,entao queria saber se eles fizeram aquilo por causa no animê :3

  8. mateus outubro 14, 2013 às 20:57 #

    perfeita esta analise

  9. NanyMcPheeV outubro 14, 2013 às 21:20 #

    Eu fui ler só de vista mesmo, mas me surpreendi o.o. Mesmo vendo muitos reviews por ai, principalmente do KpopNow, nossa eu achava o KpopNow bom, depois desse eu vi o que é um review de verdade, muita coisa passa despercebida e você colocou tudo ai, e apesar de você achar que faltou algumas coisas, pra mim é e sempre vai ser o melhor review que eu já li ( pisa nos colunistas do KpopNow kkk )

    • Vivi outubro 15, 2013 às 10:18 #

      Eu nunca li alguma review do KpopNow, mas fico muito lisonjeada por você achar o que eu escrevo tão bem assim ♥

  10. Dao-Sama outubro 15, 2013 às 6:45 #

    Eu tinha percebido o Corvo lá mais não tinha percebido que ele estava de ponta cabeça…

    • Vivi outubro 15, 2013 às 10:16 #

      É um corvo? Eu achei que era uma águia ou algo assim, boa visão! =D

  11. Jheniffer novembro 15, 2013 às 1:59 #

    INCRÍVEL. Embora eu visse o tempo todo o vídeo eu não conseguia ver o que vc me mostrou. Estou muito agradecida. Com certeza irei ver o vídeo e a música com outros olhos.

  12. Isabela Santos janeiro 5, 2014 às 12:05 #

    EXCELENTE!!
    Você que chegou a conclusão, sozinha?
    Incrível!!

  13. July Chan janeiro 15, 2014 às 0:02 #

    Nossa isso fico muito perfeito Vivi você tá de parabéns ^^
    Na minha opinião acho que o Taemin tá representando o amor
    porque se você reparar muitas coisas que usam o urso figuradamente representam o amor. Um grande exemplo disso é aquele desenho da disney de urso u.u kkkk
    Já o Key usa o gramofone pra representar um disco “riscado” e assim a rotina da criança no caso, dá replay replay replay~♪♫~
    Tipo um lavagem cerebral u.u kkk
    Essa é minha opinião sobre o Key e Taemin ^^
    gostei muito do review

  14. July Chan janeiro 15, 2014 às 15:38 #

    Definitivamente o Key é um disco riscado porque quando o shinee fez algumas apresentações ao vivo o Key estava com um corte no rosto. Se o Key é o disco e ele tá machucado obviamente é porque ele tá riscado (Explicando a repetição do refrão e na parte da última recarga da música) e é por isso que tem um Gramofone na cena dele. Já o Taemin é o amor porque naquela parte em que o Minho da uma recarga neles, o Minho utiliza no Taemin aquela arma de choque utilizada para fazer o coração bater novamente. A estatua do urso representa o amor, ou seja o TaeTae é o amor que uma criança tem por ser criança, fazendo muito sentindo porque ele é o maknae. Outra coisa que me chamou muita atenção também é que 1:45 a 1:49 do clipe, eles apontam e olham e depois colocam as mãos na cintura como se estivessem repreendendo alguém, isso também deixa na cara que eles estão representando adultos. No final acabei percebendo que:
    Minho: Guerra (A inocência perdida)
    Jonghyun: Liberdade (O fato de não ter liberdade de expressão)
    Key: Disco riscado (Vida monótona)
    Taemin: Amor (Carinho e paixão)
    Onew: Boneco (Receber ordem)
    Cara tudo faz sentidoo agora meu deussss!!!
    É por isso que amo esse meninos *3*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: