SM e produtor de “Dream Girl” esclarecem as acusações de plágio

2 abr

shineep

SM Entertainment e o produtor Shin Hyuk (Joombas Music Group), esclarecem as acusações de possível plágio do hit “Dream Girl”.

Fãs internacionais descobriram a semelhança entre “Dream Girl” e “Vuelve”, de Luis Miguel, logo após o lançamento da primeira e agora, a notícia está chamando atenção na Coreia.

Um vídeo com a comparação entre as duas músicas foi upado no Youtube, e muitos que o viram não puderam evitar de perceber as similaridades entre ambas. Alguns sugeriram que a SM Entertainment poderia ter feito uma amostra após comprar os direitos de publicação.

Porém, a SME negou todos os rumores que diziam que a música foi plagiada ou adquirida por direitos, dizendo, “Dream Girl foi fruto do produtor Shin Hyuk, famoso por trabalhar com a estrela pop Justin Bieber, e a sua equipe de composição, ‘Joombas Music Factory‘.” Em uma ligação com a Chosun (mídia), disseram, “Nós não compramos os direitos de distribuição e também não fizemos amostras de canção. Isso é simplesmente uma criação da SM Entertainment. As acusações de plágio é nãda além que a opinião de algumas pessoas.”

Em outra ligação com a Osen (mídia), um representante da SM disse, “Nós sabemos que as acusações (de plágio) brotaram de alguns netizens. Não achamos que eles saibam sobre o que se trata um plágio. Você pode dizer que são semelhantes, mas não é certo dizer que são iguais.” Um compositor declarou para a Osen, “Para uma música ser considerada plagiada em termos legais, quatro barras de compasso tem de ser completamente iguais. Se você comparar ambas as músicas, não se pode dizer isso.”

Confira abaixo o vídeo com ambas as músicas:

Após as notícias sobre as acusações de plágio, o produtor Shin Hyuk explicou o porque da música não ser plagiada.

O diretor executivo da Joombas Music Group upou um vúdeo no Youtube e escreveu em sua conta no Twitter, “Eu pessoalmente expliquei sobre a questão de plágio do SHINee. Quero dizer novamente que a música definitivamente não é plagiada.”

No vídeo, ele começa dizendo, “Quando eu ouvi pela primeira vez Vuelve, de Luis Miguel, eu fiquei bastante surpreso. Eu entendo o porque de algumas pessoas pensarem isso.” Então, ele mostrou como a canção foi criada, e continuou explicando cada nota em detalhes em porque ambas as músicas eram realmente diferentes, apontando os maiores e menores tons, assim como as notas agudas na transição. Ele concluiu o vídeo dizendo que espera que assim alguns maus entendidos possam ser esclarecidos.

Fonte: Allkpop
Tradução: Nic @ SWBr
Não retirar sem os devidos créditos.

8 Respostas to “SM e produtor de “Dream Girl” esclarecem as acusações de plágio”

  1. gerard rayan. abril 2, 2013 às 20:23 #

    Isso é um absurdo, nem parece -_-‘

  2. Babi abril 2, 2013 às 21:38 #

    As músicas são MUITO parecidas… Será que é mesmo um plagio :s

    • nic ;) abril 2, 2013 às 23:11 #

      Na própria notícia (como o título informa) foi esclarecido que apesar das canções serem parecidas, musicalmente não se trata de plágio.

  3. Bruna Gomez abril 3, 2013 às 14:29 #

    aff isso não e plagio quantas vez vcs já ovirão uma musica que lembrava outra isso tem outro nome é coincidência, se for só uma parte muito pequena não e cosiderado plagio e sim coincidência, mas quem aqui lembra do Ring Ding Dong do shinee, que o fackeiro do sou foda copiaram na cara dura isso é plagio, se eu fica aqui vou ter muito que contar.

  4. ingrid abril 3, 2013 às 17:16 #

    isso nao é plagio ate a forma e o som muda afff esse povo nao tem o que faze e fica colocando defeito em tudo !!

  5. LarissaZ abril 3, 2013 às 18:19 #

    Assim as músicas são parecidas sim. Não são idênticas pois o som muda e tudo mais, mas são bem parecidas no começo e no refrão, isso não tem como negar. Mas como foi dito no post “Para uma música ser considerada plagiada em termos legais, quatro barras de compasso tem de ser completamente iguais. Se você comparar ambas as músicas, não se pode dizer isso.”
    deste modo não podemos tirar conclusões precipitadas.

    Eu só acho que, mesmo se o produtor/diretor ou sei lá tivesse se inspirado na música ele NUNCA ia falar publicamente, né? Tipo, falo isso porque muitas SHAWOLS deixam o coração de fã falar mais alto e não aceita a possibilidade de ser verdade. Eu NÃO estou afirmando que é um plágio, mas SE fosse os nossos meninos não teriam nada haver com isso, pois creio que não foram eles que fizeram a música. Só que eu acho que as musicas só são parecidas mesmo. As pessoas não sabem direito o que é plagiar e ficam inventando. Plagiador mesmo é o Latino -q (não resisti xD)

  6. Luana Dias abril 4, 2013 às 20:48 #

    Nada vê nem parece ndaaa e nem a letra tbm ¬¬

  7. Maiara Oliveira Félix abril 5, 2013 às 14:43 #

    Está bem claro que não há nenhum plágio,no começo do refrão podemos dizer que á uma certa “semelhança” mais as notas estão totalmente diferentes,na música desse tal Luis Miguel podemos perceber claramente comos os tons são bem mais agudos,diferente de Dream Girl que começa em sincronia e vai abaixando o tom.Isso está acontecendo porque as pessoas gostam de falar,o Kpop está fazendo sucesso,e para algumas pessoas é dificil aceitar,esse tipo de coisa acontece sempre,mais nós SHAWOLS acreditamos no SHINee e sabemos que a SMTOWN não faria uma coisa como essa.E tenho orgulho porque eles não precisam criticar para mostrar a verdade,foi ótimo da parte deles fazerem um video que mostre a diferença entre as músicas.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: